sexta-feira, 15 de maio de 2015

Duelo Insira a Ficha: Mario VS Sonic!

Share & Comment
Mateus Mognon: Abstenho-me.
Meu primeiro console foi um PS1, e como demorei para ter contanto com o Sonic e com o Mario, o meu primeiro personagem icônico nos games foi Spyro. Logo, não posso escolher entre os dois, porque, para mim, Mario e Sonic nunca chegarão aos pés do dragãozinho, que voa, corre, dá cabeçadas e ainda lança chamas. Nem vamos falar sobre a questão do 3D, a trilha sonora incrível e o fato do Spyro libertar todos os dragões e derrotar o ogro Gnasty Gnorc. Resumindo, não sou fanático pelo Sonic e nem pelo Mario. Eles são importantes para a cultura gamer e já me diverti em emuladores com seus jogos, mas se os dois explodissem não me fariam tanta falta.


Mariela Cancelier: Sonic 
Apesar do Sonic ter surgido depois, ele conquistou a mesma popularidade que o Mario. Ele é um ouriço azul que liberta os animais. Além disso, não deixa uma princesa ser raptada toda hora e não erra castelos. *Ele faz o que é certo: Se foca em terminar a sua missão para depois se envolver em relacionamentos* Sonic não precisa de itens que o fortaleçam no jogo (penas, cogumelos, flores e etc) e tem a forma Hiper Sonic, que ultrapassa fácil a velocidade da luz. Numa batalha entre os dois, o azulzinho levaria a melhor. A franquia de jogos do Super Mario é maior, e todos se vestem como os personagens do jogo em festas à fantasia. SÓ QUE os personagens de Sonic tem a personalidade mais badass, além de não descartar os dinossauros amigos (Yoshi, saudades). Se eu ler que alguém prefere o Mario vou ficar SEGA.


Tiago Ghizoni: Mario
Desde criança ele me ensinou coisas da vida que não podem ser desensinadas. Como que para conquistar uma mulher você precisa de flores, para que a relação fique mais quente e poderosa; precisa de estrelas para admirar durante a noite, fazendo que os olhares brilhem e reflitam o brilho da noite estrelada; precisa de pelo menos um bom amigo (Yoshi) que ajude no caminho não tão simples de uma relação a dois. Que seu amigo faça sacrifícios que nem sempre gostamos ou admiramos, mas sabemos que é pelo melhor de todos; que a família (Luigi) importa, sim, e que sem ela você não conquistaria tantos castelos e montanhas (que parecem um Diglett). Quanto ao ouro acumulado, de pouco importa, pois o que realmente importa é derrotar o Bowser (aka sogro) e conquistar o abraço acalentado da única e linda princesa (não tão linda porque é loira, mas é o que tem). (E sem falar que o Knuckles é bem melhor que o Sonic, bjsprosrekalqs)


Luiz Fernando Menezes: Mario
Vou ter que concordar com o Tiago: não há personagem mais dedicado à amada do que o encanador da Nintendo. O cara já passou uns vinte anos salvando ela do Bowser e nunca pediu nada em troca. Mario só quer ver a Peach sã e salva. E o Sonic? O Sonic, além de deixar a Amy no vácuo desde as primeiras aparições, não é de nada. Na verdade, ele até é: personagem secundário do seu próprio game. Ou vai me falar que você escolhe ele quando tem a opção de escolher o Tales (que voa), o Knuckles (que é foda) e aquele Sonic Preto (que é o Sonic, só que melhorado)? Não tem jeito. Por mais que o ouriço tenha sido icônico, foi o Mario que criou boa parte da comunidade gamer atual. E, só para terminar, foi a produtora de quem que parou de produzir consoles mesmo? E, se eu não me engano, quem tá precisando entrar nos jogos do outro pra não ser esquecido?


João Bosco Cyrino: Mario
É fato que o enredo do encanador bigodudo vai muito além do complexo romantizado de príncipe encantado e amor raptado. Nos puxa aos limites das reflexões psicológicas entre o eu e o mundo que nos cerca. Além da perseverança e força de vontade para sair da friendzone há mais de trinta anos e deixar de ganhar só beijinhos no nariz, Mário nos ensinou que é importante crescer para superar obstáculos, que sempre podemos gastar dinheiro para conseguir uma vida mas nunca o contrário e, acima de tudo, que heróis podem surgir de qualquer lugar! ... Certo, brincadeiras à parte, creio que tanto Mário quanto Sonic já passaram há muito tempo do ponto de serem julgados SOMENTE como personagens. Ambos se tornaram franquias – símbolos muito maiores do que o conceito sob o qual ambos foram originalmente concebidos. Neste quesito, minha escolha fica com Mario não somente pela sua pluralidade muito bem sucedida em diversos gêneros dos jogos – dos RPGs e corridas à porradaria comendo solta e exercício ilegal da medicina ­–, mas por sua capacidade de transpor as barreiras dos jogos e se tornar um ícone que representa toda uma cultura em proporções que, infelizmente, o amado e incrível ouriço azul não foi capaz de acompanhar em pé de igualdade.


Vinícius Bressan: Sonic
É, a franquia Mario é maior que Sonic (a Nintendo realmente leva a sério a jogada de apostar na nostalgia da galera pra se garantir) e continua lançando bons jogos, enquanto a Sega patina com jogos que geralmente variam entre fracos e bem ruins, mas se for para falar em personagem, o Sonic merece essa fácil. Vamos começar pelo fato de que um é um ouriço maneiro, enquanto o outro é um tiozinho gordo; tá, o Mario tem altz bigodinho e sotaque italiano, mas para o pequeno Vini o fato do Sonic ser não só um bichinho fofo, mas um bichinho fofo com estilo, contava muito. Além disso meu primeiro contato com as franquias foram em Sonic The Hedgehog 1 e em Super Mario Bros 1, e Sonic era beeeeeem mais legal. Um jogo no qual você corre alucinadamente pelo cenário, passando por uns loops loucos, e pulando numas plataformas de mola monstras que te arremessam a distâncias enormes e criam uma dinâmica de jogo absolutamente alucinante <3. Enquanto isso, o cara mais legal de Super Mario era o Bros do Mario! A boina dele é mais bonita, e ele é tipo um caça fantasma italiano. Sonic > Mario e Luigi > Mario também. Isso claro, sem nos esquecer de que o objetivo do Sonic era derrotar um cientista louco que queria dominar o mundo, enquanto o cara que acha que é uma boa ideia ir batendo na porta de castelo em castelo até casualmente chegar no lugar certo tentava heroicamente salvar uma princesa.


Neri Neto: Mario
Faço esta escolha pela ética, por me ensinar coisas da vida que não podem ser ensinadas de outra maneira... Como que para conquistar uma mulher você precisa de flores para soltar fogo, matar uma infinidade de tartarugas, morrer inúmeras vezes, montar num cavalo ( que foge sempre que possível, já que montei nele sem o seu consentimento), consumir estrelas pra ficar doidão e correr mais rápido sem se ferir... Além disso, aprendi que amigos tem a mesma função que Luigi; se fuder pra caralho contigo pra que você fique com a loira gostosa e rica. Também é importante não ligar para os desafios, como Bowser (sogro, pai de família, trabalhador, capitalista opressor), que a todo momento te impede de ficar com sua filhota só porque você é um encanador fodido, viciado em plantas, estrelas e cogumelos. A vida não é fácil, isto é o que Mario ensina. Já imaginou trocar os dois de universo? Enquanto Mario estaria bolando uma maneira de fazer um looping no mundo do ouriço, Sonic já teria terminado a fase de Mario... Sonic é bom demais pra ser verdade, mais um motivo para votar em Mario.


Tadeu Mattos: Abstenho-me
Fica difícil escolher entre o italiano bigodudo de meia idade ou o ouriço mutante.Até porque o primeiro console que realmente teve impacto em mim foi o PS1 então prefiro Crash (☉▵☉)凸.Mas em termos dos jogos, Mario tá bem melhor: a quantidade de gêneros que a Nintendo conseguiu botar o encanador gordo é sensacional, Mario Kart, Mario Party, RPG, Smash Bros, etc,  a maioria com enorme sucesso de crítica e vendas.Enquanto isso, o Sonic tem sofrido com as tentativas de passar do 2D para o tridimensional (não vou nem falar do Sonic the hedgehog de 2006 ( ͡° ͜ʖ ͡°) ). Já nos personagens eu vou ter que escolher o ouriço. É só comparar os sidekicks: o Sonic tem o Tails, uma raposa amarela de duas caudas que voa e o Mario... bem, tem o Luigi a versão anoréxica,verde e superior do original. Eu sou meio suspeito quando falo dos personagens, já que adorava Sonic X que passava na Tv Globinho, mas fica minha opinião.


Felipe Buzzi: Abstenho-me
Bom, primeiramente vou confessar que nunca tive muito contato com a Nintendo, talvez por isso que não me considero um jogador de indies na atualidade e sem muita opinião entre Mario ou Sonic. Comecei jogando PS1, e posteriormente PS2. Os únicos clássicos que tive na infância foram Crash Bandicoot, Spyro, Metal Slug, Megaman (quebrei alguns controles), entre outros. Enfim, Mario joguei algumas vezes em emuladores para computador quando criança, e Sonic sempre achei uma coisa louca e azul. Uma das únicas vezes que joguei em um Nintendo foi no 64 e no Gamecube, ambos para ter longas jogatinas de Harverst Moon, um jogo de RPG em que seus objetivos e quests são cuidar de uma fazenda e por nomes em vacas e cavalos. Por incrível que pareça, foi esse jogo que me introduziu ao RPG.


Victor Lacombe : Sonic
É bem provável que Sonic tenha sido o primeiro videogame que eu joguei na vida, no meu primeiro console, o Megadrive. Isso e o fato de que não tive nenhum contato com nenhum jogo do Mario (até hoje nunca joguei nada além de Mario Kart) me forçam a escolher o porco-espinho. Mas em matéria de opiniões desinformadas, essa é beeem desinformada.

Mario 4 VS 3 Sonic

Por pouco, mas por pouco mesmo, que o Don Corleone dos videogames não perde para o ouriço azul. A velocidade e o carisma de Sonic não conseguiram vencer a história e todo o império que Mario construiu: depois de roubar a atenção em Donkey Kong (1981) o encanador já estrelou mais de cinquenta games, jogou praticamente todos os esportes, vendeu mais de 510 milhões de cópias e, sem exagero nenhum, construiu a reputação da Nintendo, uma das principais empresas de jogos eletrônicos no mundo inteiro. Mesmo que o resultado tenha ficado bem próximo, o Sonic ainda tem muito chão para conseguir chegar onde o garoto dos bigodes de ouro chegou.
Tags: , , ,
Logo Insira a ficha

Escrito por

Núcleo de jornalismo de tecnologia e games da Universidade Federal de Santa Catarina. Criado por estudantes, coordenado por estudantes e mal redigido por estudantes

Comente com o Facebook:

 

Contato

Fale com a gente pelo email insiraaficha@gmail.com para tirar dúvidas, relatar erros, dar sugestões, críticas e elogios!
Copyright © Insira a Ficha | Inspirado no Design de Templateism.com