terça-feira, 7 de junho de 2016

Duelo IAF jogos da Marvel X Jogos da DC

Share & Comment


Marvel ou DC? DC ou Marvel? A pergunta que mais tem gerado derramamento de sangue, rage e mimimi entre fanboys de todo o universo conhecido, provavelmente a pergunta que deu origem à própria fanboyzice, está em alta novamente. Nada mais natural, já que a DC criou oficialmente um "universo cinematográfico" para chamar de seu, mais ou menos nos mesmos moldes do que foi feito pela rival no fim da década passada. O Insira a Ficha resolveu tomar partido (ou não tomar, como você vai ver nos votos abaixo), levando em consideração nossa principal área de interesse.  

Vinícius Bressan  —  Me abstenho
Se essa fosse uma disputa sobre quadrinhos meu voto iria fácil para  a Marvel, afinal os X-Men seguem absolutos como personagem/equipe mais interessante entre as HQs de super-heróis com censura livre. Nos videogames a situação costumava ser mais ou menos a mesma, afinal a Marvel tem em seu catálogo a franquia X-Men Legends (ok, são só dois jogos, mas são #muitotop) que deu uma chacoalhada no gênero dos RPGs de ação e ainda originou a maior combinação já vista de “altas jogabilidade” + “quilos de fan service”, conhecida como Marvel Ultimate Alliance.

Muito antes da DC acertar a mão nos jogos de luta com Injustice (depois de um consideravelmente decepcionante MK VS DC), a Marvel já bombava na parceria Marvel VS Capcom, por sua vez influenciada por outros bons jogos produzidos pela Capcom como X-Men: Children of the Atom e Marvel Super Heroes. Para coroar o reinado dos X-Men em jogos de luta da Marvel, ainda vieram os jogos de Mutant Academy (Noturno muito amor).

Além desses jogos de primeira linha surgidos dos filhos do átomo, o próprio Justiceiro já havia tido uma adaptação bem honrosa com The Punisher e o Hulk havia ganhado dois títulos com aspectos interessantes (ainda que o todo fosse meio falho) com o Hulk baseado no filme de 2003 e The Incredible Hulk: Ultimate Destruction. Mas o outro grande nome da Marvel nos videogames era Homem Aranha, com jogos como Ultimate Spider Man e Spider Man 2 que foram bem sucedidos em algo quase impensável, fazer o jogador se sentir como se realmente fosse o Homem Aranha (jogar com o Venom no Ultimate também é incrível), além do Spider Man de 2000, no qual você parecia literalmente estar jogando uma HQ.

Aí em 2009 a DC lança Batman Arkham… e é isso aí mesmo, desnecessário argumentar algo sobre além de I’M BATMAN e se você ainda não jogou, apenas jogue (de preferência o City).

PS: Vale a pena lembrar que saíram mais jogos importantes das duas marcas nos últimos anos, ambas fizeram bonito com seus jogos de LEGO e com seus MMOs free-to-play Marvel Heroes e DC Universe Online (que eram meio caídos quando foram lançados, mas melhoraram) e a Marvel ainda arrebentou na nova categoria de jogos toys-to-life com Diney Infinity: Marvel Super Heroes.          
 


Mateus Mognon  —  Me abstenho
Este é um duelo praticamente impossível de tomar partido. Vamos aos fatos que me deixam amarrado na hora de tomar a decisão:

Meu amor pela Marvel começou lá no PS1, quando tive contato com um dos primeiros jogos que zerei na vida e que mais amo até hoje: "Spider-Man 2: Enter Electro". A história é muito boa, as mecânicas bastante inovadoras e toda a adaptação do universo do cabeça de teia ficou impecável. Desde os vilões até os golpes do Spidey me deixavam muito animados pra continuar jogando! E a narração do Stan Lee, gente? Caramba. Eu queria mais jogos como esse. Por causa dessa obra de arte, não posso deixar de apoiar a Marvel. Não importa quantas merdas eles façam no futuro, não perderão moral comigo por causa desse jogo.

No lado da DC, o elo que mais pesa para mim na decisão é "Injustice: Gods Among Us". Descer a lenha usando os personagens que fizeram parte da minha infância foi simplesmente fantástico. O modo história também é fascinante, trazendo mecânicas que vão além das batalhas em plataforma 2D.

Além destes dois títulos que marcaram a minha vida de gamer e nerd, muitos outras obras me deixam mais confuso que o John Travolta na hora de escolher, incluindo jogos do Batman da DC, o maravilhoso Deadpool da Marvel e todos os games das duas publicadoras em versão Lego (Lego Batman é melhor que o Ben Affleck).

Desculpa, gente, não vai rolar escolher dessa vez...

Luiz Fernando Menezes — Me abstenho
Não consigo ver alguma possibilidade de meu voto não ser movido pura e simplesmente por adorar a DC a não gostar tanto assim da Marvel.


Willian Vieira — DC
Meu primeiro jogo de heróis foi da Marvel, o Homem-Aranha do PS1. Jogueis vários da Marvel durante o tempo, alguns foram bons, me divertiram, mas então mudei para o PS2 e ganhei o “Teen Titans”, depois desse jogo fui mais neutro em relação a jogos. Em 2011 a DC lançou o DC Universe Online, que nem é isso tudo, mas me chamou a atenção. Logo em seguida saiu o Gotham City Impostors, outro game mais ou menos, mas que me divertiu muito, ligando isso a Batman Arkham City que saiu na época, desde lá a DC vem sendo minha fonte de diversão no quesito videogame - não que eu não tenha jogado jogos da Marvel, mas eles não me divertiram tanto quanto os da DC atualmente.

Meu voto não é com base em eu preferir a DC, mas sim pelo fato da mesma se dedicar mais para inovar. A Marvel está dormindo nesse quesito a anos, lançou novos títulos do Aranha bem fracos. Nem quero falar do jogo do Deadpool, que é fraco sim, é engraçado, e só.


A Marvel se acomodou nos jogos. Colocar ela no mesmo nível que a  DC, atualmente, é muita covardia. Seria, mais ou menos, como comparar a Marvel com a DC nos filmes hoje em dia.


Marvel 0 X 1 DC


E a DC vence graças à um voto precioso do colega Willian, já que a maioria da equipe resolveu fugir da decisão. A editora com nome de marca de tênis (já rendeu até briga judicial essa) tem mais jogos sendo preparados para os próximos anos, inclusive um da WB Games Montréal que criou o Arkham Origins, mas o mais próximo é a nova série da Telltale Games. O novo jogo episódico da empresa ainda não teve um nome oficial divulgado, mas vai ser uma série de point and click sobre o Batman (jogo da DC sobre o Batman, todos surpresos), dividido em 5 partes e está com o primeiro episódio previsto para esse inverno. Kevin Bruner da Telltale já confirmou que o homem morcego vai ser o personagem jogável da vez, tanto em sua versão mascarada quanto com a identidade de Bruce Wayne.
Tags: , ,
Logo Insira a ficha

Escrito por

Núcleo de jornalismo de tecnologia e games da Universidade Federal de Santa Catarina. Criado por estudantes, coordenado por estudantes e mal redigido por estudantes

Comente com o Facebook:

 

Contato

Fale com a gente pelo email insiraaficha@gmail.com para tirar dúvidas, relatar erros, dar sugestões, críticas e elogios!
Copyright © Insira a Ficha | Inspirado no Design de Templateism.com